O Sistema Eletroprodutor do Tâmega é um dos maiores projetos hidroelétricos levados a cabo na Europa nos últimos 25 anos, apresentando-se como uma das maiores iniciativas da história de Portugal no setor da energia hidroelétrica. Este complexo, que representa um investimento superior a 1.500 milhões de euros, é constituído por três barragens e três centrais hidroelétricas. Duas das barragens estarão situadas no rio Tâmega (Daivões e Alto Tâmega) e a terceira no rio Torno (Gouvães). Em pleno funcionamento, o Sistema terá uma capacidade de produção de 1766 GWh de energia por ano, aumentando em 6% a potência instalada em Portugal.
A ENVIMAN executou e instalou a plataforma flutuante de captação de água superficial na futura albufeira da Barragem de Gouvães que, por sua vez, abastecerá a rede de distribuição de água do concelho de Vila Pouca de Aguiar. Esta plataforma com uma área total de 30 m2 e um peso aproximado de 1.800Kg, foi construída em perfis de aço carbono, com soldaduras prefabricadas, garantido a metalização de todas as superfícies e a pintura adequada ao ambiente aquático. Todas as estruturas foram fabricadas com a filosofia de “pater” prefabricado e a sua montagem efectuada através de aperto mecânico. A estrutura está preparada para receber 2 bombas submersíveis de furo, possuindo um pórtico de elevação equipado com viga monocarril e diferencial manual para uma carga máxima de 500kg. O sistema que garante a flutuabilidade da plataforma é constituído por seis boiadores com formato paralelepipédico construídos em PEAD com aditivo UV para melhor resistência aos raios ultravioleta e o interior preenchido com polietileno expandido garantindo uma flutuabilidade total de aproximadamente 3.5 Ton.
Esta plataforma foi dimensionada e projectada pelo Departamento de Engenharia da CTGA, e encontra-se integrada nos Estudos e Projectos de Reposição de Infraestruturas Hidráulicas afectadas pela implantação das Barragens de Daivões, Alto Tâmega e Gouvães, igualmente da sua autoria.